sábado, 17 de novembro de 2012

Estafa mental - o cérebro se cansa


Até pensar faz mal! Muitas vezes temos a sensação de que alcançamos a estafa mental. Parece realmente que não conseguimos mais pensar e nem fazer nada. É como se nosso cérebro estivesse exausto. E é bem isso mesmo que acontece. 

O neurocirurgião do Hospital das Clínicas de SP, Dr. Fernando Gomes Pinto, explica que quando os lobos frontais são usados em excesso eles entram em processo de esgotamento e então é preciso parar, relaxar e descansar o cérebro. Assim como o lado físico, o mental também precisa de um pouco de ócio e repouso.

Os sintomas são os mais variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e até problemas digestivos. Sob pena de perda de memória e déficit de atenção e aprendizagem, quando o cérebro atinge a estafa é porque não estamos conseguindo dividir nossa atenção para todos os pontos. 

“Funciona mais ou menos como uma estrela em que todas as pontas precisam ser iguais. É muito importante expandir e equilibrar a vida pessoal, emocional, conjugal, financeira, familiar, profissional e sobre tudo separar um tempo para o lazer. E essa equação tem que ser diária”, exemplifica Dr. Fernando.

O médico diz que cultivar o ócio é fundamental. Nosso cérebro não foi feito para raciocinar e se concentrar 100% do tempo. 

“No mínimo, é preciso manter x horas do dia sem pensar no trabalho, sem fazer contas e sem se preocupar com um parente doente” diz acrescentando que ”atividades que proporcionem prazer como um exercício físico que libera serotonina, e não vale aquele que vamos apenas pela obrigação de manter o corpo escultural, um programa de TV ou um passeio que saia da rotina já elimina da nossa mente a carga da obrigatoriedade e consequentemente ajuda a cumprir as próximas tarefas com mais facilidade”.

Além de comprometer o desempenho na rotina diária, a estafa mental pode ainda desencadear doenças como depressão, hipertensão, fobias, ansiedade e até problemas cardíacos e gástricos. 

“Esses e outros males modernos muitas vezes são frutos das alterações do sistema nervoso central que ocorrem em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. Os trabalhadores compulsivos, os famosos workaholics são os que mais precisam se cuidar já que as cobranças com eles mesmo aumentam a propensão de desencadearam a estafa”, finaliza o neurocirurgião.

Enviado po : Mayra Barreto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário