Pular para o conteúdo principal

Riscos e cuidados dos atletas de fim de semana


Alongamento e tênis adequados são soluções simples que devem ser adotadas



Atividades físicas sem preparo é um perigo para saúde físicas dos brasileiros. Com a chegada do verão, principalmente, começa a busca frenética pela boa forma nas academias.

Existem dois tipos de academias: aquelas que oferecem orientação aos clientes e as outras que deixam as pessoas realizarem atividades sem controle, pegando pesos em excesso. A febre pela corrida de rua e o impacto do asfalto também tem aumentado a procura a consultórios médicos depois de já configurada as lesões.


“Sem orientação postural, o indivíduo acaba prejudicando as articulações durante os exercícios causando uma série problemas, como lesões nos quadris, coluna, ombros, joelhos e outros”, explica dr. Sidney Schapiro, ortopedista e traumatologista esportivo.

Apesar de alguns riscos existentes, a prática de atividades, mesmo aos sábados e aos domingos, por causa da vida agitada que vivemos, vale a pena e traz qualidade de vida. “Nada de ficar parado. A meta é se mexer. Alguns hábitos no dia a dia podem ajudar no condicionamento, como trocar as escadas rolantes e os elevadores pelas escadas convencionais. Tudo, claro, de acordo com idade e funcionamento do corpo. Sem exageros”, completa ele.

Dr. Sidney afirma que os joelhos são um dos mais atingidos por esses amadores, principalmente, nas corridas de longa distancia sem preparo e algumas pessoas com sobrecarga de peso - o que impacta ainda mais nas articulações. 


Entre os principais problemas básicos do atleta de fim de semana, segundo dr. Schapiro é a falta de cuidados, por exemplo, de utilizar tênis adequado e aquecer antes e depois os músculos com alongamento.

Alerta para problemas sérios como diabetes, hipertensão, que devem ser levados em contas, antes dos problemas de lesões. Em casos de acidentes, o ideal é o procurar ajuda médica imediata, não tentar fazer massagem ou usar algum remédio antes dessa avaliação por um profissional. “Só um ortopedista pode checar se foi uma contusão ocasionada por uma queda no chão, luxação, uma inflamação nos tendões e distensões musculares, pela ruptura de uma fibra musculação ou fratura”, finaliza.

Sobre dr. Sidney

Pioneiro no Brasil na utilização do PRP (fator de crescimento) para o tratamento de lesões esportivas e artrose.

Dr. Sidney Schapiro se destaca em sua área clinica tanto de traumatologia esportiva quanto em artroscopia, cirurgia do joelho e ombro, além de ser referência no segmento de ortopedia infantil.
Atualmente, Schapiro trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Maternidade São Luiz e atende em sua clínica nos Jardins e Perdizes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a