Pular para o conteúdo principal

Câncer pulmonar é o mais prevalente entre os tumores

O câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que se desenvolvem a partir do crescimento desordenado de células, que invadem os tecidos e os órgãos. No caso do câncer de pulmão, esse crescimento das células acontece nos tecidos pulmonares.

Segundo a dra.Teresa Yae Takagaki, pneumologista no Instituto do Coração, INCORHC FMUSP, os tipos histológicos mais frequentes de câncer pulmonar são o carcinomaepidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de pequenas células.

Para a especialista, é de extrema importância que os órgãos públicos continuem investindo em campanhas e leis antifumo, como a proibição de fumar em estabelecimentos fechados por exemplo.

“Já é notório o início da queda dos casos de câncer relacionados ao tabagismo”, afirma.


Fatores de risco

As causas de câncer são variadas, mas o tabagismo está altamente relacionado à doença, devido à exposição a longo prazodo indivíduo à fumaça do tabaco.

Neste caso, o fumo não corresponde apenas ao cigarro, mas também ao cachimbo, ao charuto e ao narguile. Todas estas formas podem acarretar sérios problemas à saúde.

“O narguile, que muitos acreditam não ser prejudicial à saúde dos pulmões, é fumo como qualquer outro, e ainda por cima há uma inspiração mais profunda e direta por não haver filtros”, esclarece a pneumologista.

Para dra. Teresa, não há tipos de fumo mais ou menos cancerígenos, embora os filtros contidos nos cigarros possam causar algum impacto. Filtros podem estar relacionados a uma inspiração mais profunda do fumo e a lesão tumoral pode ter migrado para localização mais periférica no pulmão.

Outros fatores, como frequentar lugares onde há radiação, hereditariedade, poluição e até mesmo conviver com fumantes também podem ser responsáveis pelo surgimento do câncer.



Diagnóstico:

O câncer pode ser visto nos procedimentos clínicos como radiografia do tórax e na tomografia computadorizada. O diagnóstico é confirmado por uma biópsia, geralmente realizada através de uma broncoscopia.

Novos estudos estão sendo feitos a partir da análise de biologia molecular do escarro de pacientes para a detecção precoce do câncer de uma forma menos invasiva, porém, é algo muito recente, provavelmente levará alguns anos para ser uma das formas padrões de diagnóstico.

Até o momento, a melhor forma de se cuidar é ficar longe do tabagismo e procurar um médico regularmente para exames preventivos. O diagnóstico precoce é de extrema importância para que o tumor possa ser tratado em sua fase inicial, antes que se espalhe para outras partes do corpo, processo chamado de metástase.


Tratamento: 

Há três métodos mais comuns de tratamento para o câncer: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. A cirurgia é recomendada aos pacientes que possuem um caso precoce, no qual a doença está localizada somente em uma parte específica do corpo.

A quimioterapia é realizada por substâncias chamadas drogas antineoplásicas, que impedem o crescimento exagerado das células. São vários os tipos de aplicações, podendo diminuir o estado tumoral e a disseminação do câncer.

Já a radioterapia, pode ser realizada paralelamente à quimioterapia, ministrada em pacientes que não possuem condições clínicas para fazer a cirurgia. O objetivo é obter um controle parcial da doença.



Enviado por : Letícia Leite ou Patrícia Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a