Pular para o conteúdo principal

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

A ADJ Diabetes Brasil fechou o balanço de todas as atividades realizadas para chamar a atenção para o Dia Mundial do Diabetes. Além da iluminação azul da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Obelisco do Ibirapuera e Arcos do Viaduto do Chá e a própria sede da instituição, foram realizados 10.048 testes durante os dias de campanha, sendo que 580 deles mostraram alteração da glicemia.

Segundo a equipe da ADJ Diabetes Brasil, “às pessoas que apresentaram alteração da glicemia, fornecemos a orientação para irem aos laboratórios de diagnóstico para que realizem o exame em jejum para saber se o diagnóstico é confirmado e possam levar ao conhecimento de seus médicos o mais breve possível. Todos também foram orientados inclusive a conhecer o trabalho da nossa instituição”.

Se houver a confirmação de diagnóstico de diabetes, as pessoas terão acesso a todos os atendimentos da ADJ gratuitamente, sejam eles nutrição, odontologia, psicologia, podologia, enfermagem, além de palestras e grupos de apoios.

Foram envolvidas nas ações 107 pessoas, entre a equipe da ADJ e voluntários. Ao todo, no dia 16 de outubro, foram realizados 449 testes de glicemia na Unidade Itaquera da UniCastelo; 499 testes na Unidade Itaquera da Faculdade Santa Marcelina, no dia 17 de outubro; 2.586 exames no Super Shopping Osasco, entre 18 e 21 de outubro; 2.633 testes no Shopping Boulevard Tatuapé, entre 24 e 28 de outubro; 2.343 exames de glicemia no Shopping West Plaza, de 8 a 12 de novembro e 1.538 na Estação Brás do Metrô no dia 14 de novembro.

“Nós pudemos conscientizar o público que compareceu sobre a importância da realização de exames, informação aos familiares sobre diabetes, possibilidade de melhorar o tratamento de pessoas que já têm o diagnóstico e sugerir às pessoas, que tiveram alteração dos resultados, que possam realizar o exame em jejum e consultar seus respectivos médicos”, explica a equipe.

Para a realização destas ações a ADJ Diabetes Brasil contou com o patrocínio das seguintes empresas: Bristol – AstraZeneca, Bayer, Roche, Abbott, Medlevensohn, Novo Nordisk, Sanofi-Aventis, Suavipan, Boehringer, Nipromed, Super Shopping Osasco, Primeira Cor.


Sobre o Dia Mundial:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.


Sobre a ADJ

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A ADJ busca também favorecer a qualidade de vida.

Atende gratuitamente as pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio-econômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).


Sobre a Federação Internacional de Diabetes (IDF):

IDF é a sigla em inglês para Federação Internacional de Diabetes, organização que congrega mais de 200 associações de diabetes em mais de 160 países. Representa as pessoas com diabetes e/ou que têm risco de desenvolver. A Federação é líder da comunidade em diabetes desde 1950 e principal organização mundial a ditar as diretrizes para o diabetes. Sua missão é promover os cuidados em diabetes, prevenção e cura em todo o mundo. A campanha Unidos pelo Diabetes tem reconhecimento, desde 2006, pela Organização das Nações Unidas e tem seu Dia Mundial pelo Diabetes comemorado em 14 de novembro.

Enviado  por Vanessa Pirolo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a