Pular para o conteúdo principal

Vida saudável é sinônimo de corpo e mente em equilíbrio


As doenças decorrentes dos maus hábitos alimentares vêm aumentando ano após ano no mundo todo. Felizmente, é possível evitar esse problema. A reeducação alimentar está totalmente ligada a uma nova forma de compreensão do excesso de peso. Pensar, Sentir e Agir conscientemente pode transformar efetivamente o “auto-olhar”, promovendo reeducação e organização da vida em sua integralidade.

Priscila Recco, Psicoterapeuta especializada em Psicossomática, Programação Neurolinguística, Acutone e Coaching ontológico, explica que reeducar a forma de se alimentar não significa regime.“Aprender a resgatar o verdadeiro sentido da comida, que é nutrir, é o caminho para uma vida saudável sem excessos”, revela.

Quando alguém emagrece e volta a ganhar mais peso do que havia perdido, é comum responsabilizar um agente externo, como um remédio, um acontecimento ou um determinado tratamento que não tenha dado certo. “Isso é muito frequente em quem faz dietas, porque muita vezes, ocorre certo desequilíbrio. 

Quando se inicia um processo de emagrecimento de fora para dentro é muito provável que essa pessoa perca peso e na sequência a paciência e a tolerância, logo depois, uma quantidade considerável de massa muscular”, explica Priscila.

O músculo, em quadros de tensão e intolerância, ao contrário do tecido adiposo, é metabolicamente ativo. Quanto maior for a massa muscular, maior o gasto metabólico basal, que é a quantidade de energia consumida pelo organismo para manter as funções vitais.

Esse gasto metabólico basal geralmente representa mais da metade do total de calorias queimadas pelo organismo. Essa é a principal explicação para o chamado “efeito sanfona”. Dieta rigorosa leva a perda de músculo, que leva à diminuição de gasto metabólico basal, que leva a um peso maior que o registrado antes que iniciasse a dieta. Preso neste ciclo vicioso das dietas, o excesso de peso do paciente tende a se tornar cada vez mais grave.

Quando ocorre uma verdadeira mudança, e o olhar para a causa da obesidade deixa de ser um fantasma, é possível emagrecer efetivamente sem fome, sacrifício, sem irritabilidade e sem o “efeito sanfona”, comum em emagrecimentos de fora para dentro. “Nosso corpo apenas sinaliza o que precisa ter um olhar mais atento e amoroso”, explica a especialista.
Normalmente, a obesidade esconde pensamentos automáticos que alimentam a tristeza, angústia ou mesmo estados depressivos. Estes sintomas são meros resultados, avisando que a postura e linha de pensamento estão gerando um malefício. 

“Esses sentimentos e sensações não se alimentam de chocolates, doces e excessos de massas e salgados. É preciso saber o que se quer esconder atrás da obesidade ou que crença é essa que dá suporte a necessidade de ingerir comidas tão calóricas? Através dos pensamentos, é possível mudar essa realidade e viver em plenitude”, sugere Priscila.

O verdadeiro controle das emoções está na firmeza, na segurança, e, portanto, no autoconhecimento. “De posse de sua própria vida, você certamente emagrecerá o quanto desejar, e nunca mais voltará a ganhar peso, porque terá as rédeas da vida em suas mãos e não em mãos terceirizadas”, conclui.


Enviado por :  Priscila Recco : Psicoterapeuta, coach,consultora em desenvolvimento humano,facilitadora de grupos, musicista,practtioner em Programação Neurolinguística e especialista em Pedagogia Musical( Dalcroze e Orff), Terapia Vibracional e Acutone.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a