Pular para o conteúdo principal

Pneumologista descarta relação entre Fibrose Cística e psicopatia


 
Crime que vem tomando os noticiários do mundo inteiro teria sido cometido por adolescente portador da doença 

O crime que chocou o país nos últimos dias tem como principal suspeito um adolescente de 13 anos, filhos de policiais. Entre as diversas hipóteses levantadas pela polícia e imprensa, está a de prejuízos neurológicos provocados por medicamentos tomados regularmente pelo garoto para o tratamento de uma doença crônica, a fibrose cística (FC).

Transmitida geneticamente, a FC reduz a quantidade de água das secreções dos brônquios, tornando-as espessas e mais aderentes às paredes brônquicas. Com isso, os pacientes têm recorrentes infecções no aparelho respiratório.

A doença também pode bloquear os dutos do pâncreas, impedindo a chegada das enzimas digestivas aos intestinos. As consequências são excesso de gordura nas fezes, desnutrição, diarreia crônica e perda acentuada de peso.

Ou seja, a doença, embora grave, é passível de tratamento e acomete, sobretudo, órgãos como os pulmões, pâncreas e intestinos.

“Não há registro até hoje de comprometimento psíquico ou neurológico como manifestação da Fibrose Cística. E nem que os medicamentos utilizados habitualmente para o tratamento da fibrose cística causem efeitos adversos deste tipo”, explica a dra. Mônica Corso, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

De acordo com a médica, o que de fato acontece é que a doença, especialmente nos casos mais graves, naturalmente impõe limitações, e elas são progressivas.

“Na adolescência, as complicações ficam ainda maiores, podendo culminar em depressão e problemas de aceitação da doença. Mas estes sintomas são comuns a diversas doenças crônicas, e não especificamente relacionadas à fibrose cística.”



Mais sobre a FB
Uma das principais características do paciente com FC é o suor mais salgado do que o normal, fazendo com que o paciente pareça ‘salgado’ ao ser beijado, por exemplo.

Até pouco tempo atrás, a fibrose cística era uma doença que atingia exclusivamente pacientes pediátricos. Na década de 50, a sobrevida destes pacientes não passava do primeiro ano de vida, revela a organização norte-americana Cystic Fibrosis Foundation (CFF).

 Já em 1980 houve um grande avanço, elevando a idade para 18 anos. De lá para cá, os avanços são cada vez maiores. As últimas estatísticas, de 2008, já passavam dos 37 anos de idade, e hoje já se fala em algo em torno dos 40 anos.

Este aumento da expectativa de vida se deve principalmente ao avanço da medicina, dos tratamentos e, sobretudo, dos métodos de diagnóstico, cada vez mais precisos, que permitem início do tratamento precoce.

Há, inclusive, casos diagnosticados somente na idade adulta. São pacientes portadores de formas mais brandas e sintomas bastante inespecíficos, geralmente restritos ao sistema respiratório, que demoram a ser descobertos.


Avanços nos tratamentos 

A FC está associada a mais de 1500 mutações gênicas diferentes. Esta variabilidade gênica causa uma diversidade de apresentações clínicas, de modo que cada paciente deve receber um tratamento individualizado.

Sem cura, os pacientes recebem tratamento para os sintomas, na tentativa de minimizar as suas repercussões e melhorar sua qualidade de vida.

Pesquisadores buscam, em todo o mundo, determinar por meio de testes genéticos, quais tipos de mutação cada paciente apresenta, de modo a personalizar os tratamentos, tornando-os ainda mais eficazes.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza