Pular para o conteúdo principal

Usar detergentes comuns para lavar frutas e verduras traz riscos para a saúde



Quando o assunto é agrotóxico, temos que nos preocupar. Afinal, grande porcentagem do que comemos contém o produto que pode se tornar fatal a saúde


Não é de agora que ouvimos falar sobre agrotóxicos e seus malefícios.

A utilização dos agrotóxicos teve início na década de 20 e, durante a segunda guerra mundial foram utilizados até como arma química.

No Brasil, a sua utilização se tornou mais evidente em ações de combate a vetores agrícolas na década de 60. Alguns anos depois, os agricultores foram liberados a comprar o produto de outros países.

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, mel e café.

Nos seres humanos, a ação do agrotóxico pode ser prejudicial, desenvolvendo doenças como câncer de pâncreas, fígado, testículos e outros, tornando assim fatal.

Em um país, onde nem todos têm acesso a alimentos orgânicos, temos que prestar atenção em tudo que ingerimos e tomar devidas precauções.

A lavagem simplesmente não resolve o caso, pois as substâncias tóxicas não são hidrossolúveis. Segundo pesquisas do Prof. Valdemar L. Tonisielo do Laboratório de Ecotoxicologia – CENA, lavar com detergente pode retirar até 70% dos resíduos de agrotóxicos. Entretanto, o Prof. Dr. Hasime Tokeshi, Consultor científico do Centro de Pesquisa MOkiti Okada CPMO, que pesquisou sobre a presença de venenos no organismo humano, apresentou um extenso trabalho sobre os efeitos terríveis destes produtos e não recomenda o uso de detergentes sequer para lavagem de louças e utensílios de cozinha. Ele alerta para presença de substâncias “fenólicas” em suas fórmulas. Estas substâncias foram encontradas em 33 marcas de produtos existentes no mercado, segundo o estudo.
Além do problema dos agrotóxicos, o Dr. Hasime Tokeshi afirma em seu estudo que mulheres que lavam louça com detergentes não biodegradáveis tem maiores chances de desenvolver o câncer de mama.

Vejam o que ele diz sobre Cuidados para evitar Câncer de Mama em mulheres que moram na cidade
Não usar na cozinha:
1-      Embalagem de plástico que vai no microondas (contém Nonil-fenol, Bisfenil-A);
2-      Copos e utensílio de plásticos flexíveis que contém  plástico Policarbamato;
3-      Alimentos enlatados como palmito, ervilha e vagem que vem em latas revestidas de plástico branco com Bisfenil-A;
4-      Não lavar louça com detergente não biodegradável, a base de Alquil-fenol, Nonil-fenol, álcool Polivinilico. Atualmente estão com os nomes disfarçados de etoxilados, proxilados, polímeros de grupo.
5-      Não embrulhar e aquecer alimentos com filme de cloreto de polivinil e poliestireno. Os fabricantes adicionam ao filme antioxidantes Nonil-fenol para não rasgar.

Com base nisso, recomenda-se não lavar alimentos com detergente, mas caso o consumidor opte por essa medida, existe há 30 anos no mercado brasileiro brasileiro, a empresa Cassiopéia, fabricante do detergente 100% natural, feito a base de matérias primas de origem vegetal e livre de derivados de petróleo Biowash, e certificado pelo IBD.

Entre os produtos que podem ser encontrados estão Detergentes, Amaciantes, Lava louças, Limpa vidro, Multiuso, Limpa banheiro, Sabão em pó, etc, todos com fragrâncias únicas de óleos essenciais que remetem a aromas da natureza, tais como Capim-Limão, Menta e outros. Os produtos contêm aloe vera (babosa) orgânica, óleos vegetais, corantes naturais e óleos essenciais.

Portanto, mesmo a lavagem não sendo 100% eficaz na retirada do produto químico, a higienização é uma forma de diminuir o risco, ainda mais com produtos sustentáveis que além de não agredirem os alimentos, não agridem a saúde de quem o usa e nem o planeta.

Sobre a Cassiopéia

Surgiu em 1981, tendo como objetivo principal cuidar das pessoas e da natureza. Sendo assim, sempre produziu produtos biodegradáveis antes mesmo que isso fosse exigido por lei, além da alta qualidade.

Hoje a empresa conta com um amplo catálogo de produtos 100% naturais e biodegradáveis. É responsável pela produção das linhas de produtos de limpeza Auxi e Bio Wash.

Conheça outros produtos da marca pelo site www.cassiopeiabrasil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a