Pular para o conteúdo principal

Cai o mito de que carpete provoca alergia

























Os carpetes sempre foram responsabilizados como os principais causadores de sintomas alérgicos nas residências e escritórios. Mas, na verdade, toda e qualquer superfície, seja ela de madeira, cerâmica ou atapetada pode reter partículas alergênicas, tais como ácaros, fungos, pólens, pelos de animais etc.

A diferença esta na hora da limpeza. Enquanto os pisos cerâmicos e de madeira são limpos com panos úmidos, os carpetes são aspirados. 

E justamente aí é que está o perigo da propagação dos fatores alergênicos: aspiradores de pó convencionais aspiram as partículas alergênicas dos carpetes e fazem com que elas, que estavam alojadas no piso, circulem livremente pelo ambiente, já que os filtros desses aspiradores não são capazes de reter essas partículas.

O único modo seguro de se aspirar um piso acarpetado é através da aspiração central. Silenciosos, cinco vezes mais potentes que os aspiradores de pó convencionais e comprovadamente higienizadores dos ambientes, os aspiradores centrais, alem de filtrarem partículas minúsculas, eliminam o ar impuro para fora do ambiente doméstico.

Pesquisa realizada pela Escola de Medicina DAVIS, da Universidade da Califórnia, comprovou que a aspiração central diminui em até 47% os sintomas de rinite alérgica (obstrução nasal, corrimento, coceira, espirro), em 61% os problemas de alergia ocular (coceira, lacrimação, inflamação), em 44% as dificuldades de sono e em até 48% outros sintomas, tais como cansaço, dores de cabeça, falta de concentração e queda de produtividade.

"Aspiradores de pó convencionais simplesmente recirculam a sujeira coletando apenas detritos de maior tamanho. A aspiração central elimina totalmente o ar impuro. 

Além disso, seu filtro autolimpante e bactericida consegue reter partículas minúsculas, menores do que 0,3 mícrons, tais como pólens, fungos, ácaros e pelos de animais, que são os grandes causadores de alergias" - explica Antonio Caramico, diretor presidente da Biltech.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutas

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Gripe ou resfriado? Entenda a diferença

É comum a confusão entre gripe e resfriado. Muitos atribuem erroneamente o mesmo conceito a ambas, o que não é correto. Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios – entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza. O principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes em ambas as patologias. A diferença é que a gripe é mais intensa, e pode vir acompanhada de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações. “Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado”, explica o dr. Rodrigo Abensur Athanazio, diretor de divulgação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Prevenção e tratamento : A gravidade da gripe é proporcional à vul...