Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Dia 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Cardiologia lembra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. 

A data foi instituída para alertar e educar a população sobre a importância de se prevenir e controlar a pressão alta, considerada ao mesmo tempo uma doença e um fator de risco para outras patologias.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a hipertensão afeta cerca de 40% da população mundial causando a morte de 9,4 milhões de pessoas no mundo, é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos derrames cerebrais anualmente.

A pressão alta é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres, de diversas idades. No Brasil, 1 em cada 3 pessoas são hipertensas. 

Metade dos homens e mulheres com mais de 50 anos tem hipertensão arterial. 

Com o avanço da idade, o risco aumenta: 3 em cada 4 pessoas acima de 75 anos têm a doença. 

Mas o dado mais preocupante é que apenas 1 em cada 5 hipertensos toma medicação e os cuidados necessários para controlar a doença.

Fonte:Hospital viValle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutas

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Gripe ou resfriado? Entenda a diferença

É comum a confusão entre gripe e resfriado. Muitos atribuem erroneamente o mesmo conceito a ambas, o que não é correto. Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios – entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza. O principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes em ambas as patologias. A diferença é que a gripe é mais intensa, e pode vir acompanhada de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações. “Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado”, explica o dr. Rodrigo Abensur Athanazio, diretor de divulgação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Prevenção e tratamento : A gravidade da gripe é proporcional à vul...