Pular para o conteúdo principal

Hipertensão arterial, controlar é preciso


Com diagnóstico simples e controle regular é possível reduzir os problemas causados pela pressão alta.

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta é uma doença silenciosa, mas que pode causar sérios danos à saúde de seus portadores. 


Considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, estima-se que 20% da população mundial seja hipertensa. No Brasil, levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que em 2010, 23,3% da população adulta sofria de pressão alta.


Com o intuito de lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e do controle periódico da pressão arterial. De acordo com Allyson Nakamoto, cardiologista da Instituição, apenas 40% da população hipertensa sabe que é portadora da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos.


“A hipertensão é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. No entanto, por ser assintomática é necessário que as pessoas adquiram o hábito de aferir a pressão regularmente”, afirma o cardiologista.


A prevalência de pressão alta entre os indivíduos com mais de 60 anos de idade é de 50%, o que, segundo Nakamoto, pode dificultar a adesão ao controle pressórico entre a população adulta mais jovem. No entanto, a Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 5% da população brasileira adulta jovem seja portadora da doença.


Quem não tem uma alimentação saudável, quem ingere muito sal, não pratica atividade física regular, consome álcool de forma exagerada e tem histórico de hipertensão na família tem maior risco de se tornar um hipertenso.


“A fase escolar deve exigir mais atenção dos pais. Isto contribuirá para o controle dos hábitos nutricionais, inclusive a ingestão exagerada de alimentos industrializados, geralmente com alto teor de sódio. O ideal seria optar por uma alimentação mais natural, rica no consumo de frutas, verduras e legumes”, afirma o especialista.

Diagnóstico precoce é fundamental:



O diagnóstico de hipertensão arterial é facilmente obtido através da aferição dos níveis pressóricos em pelo menos três ocasiões diferentes em condições adequadas do paciente. Deve ser realizado por profissional qualificado e com equipamento adequado. 


Além da aferição em consultório, a pressão alta pode ser diagnosticada e acompanhada através de monitorização residencial da pressão, com o uso de equipamentos domésticos de aferição de pressão, disponíveis no mercado.

“Em indivíduos jovens e saudáveis a pressão arterial deve ser de 12 por 8. É importante aferir a pressão regularmente para que a qualquer sinal de alteração a pessoa procure um médico e descubra o porquê da alteração da pressão arterial”, afirma Nakamoto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a