Pular para o conteúdo principal

Medicina e cidadania


Atrair médicos para regiões remotas transformou-se em desafio hercúleo ao Governo Federal. A despeito das inúmeras tentativas do Ministério da Saúde, os esforços, até agora, não atingiram seus objetivos.
Até certo ponto, isso é compreensível. Afinal, os profissionais de medicina buscam trabalhar em locais com estrutura adequada à assistência e oportunidades de educação científica continuada, pois dependem da atualização para oferecer, com boa remuneração, atendimento médico de qualidade. Lamentavelmente, nas cidades remotas do Brasil nada disso ainda é realidade.
A questão é que a relação da medicina com a cidadania é direta. Não resolver essa demanda de saúde das populações de áreas afastadas é a mesma coisa que ignorar o juramento de Hipócrates. 

Portanto, não cabe somente ao Estado procurar solução para o problema. Médicos, academia e o conjunto da sociedade também devem colaborar.
Para começar, devemos entender os motivos que levaram todas as tentativas feitas até agora darem pouco resultado. Em nenhuma delas houve análise aprofundada da relação custo-benefício. 

Também não foram levados em consideração os baixos salários que desmotivam o bom profissional, além da ausência de carreira de estado, de oportunidades de reciclagem profissional e de infraestrutura para uma assistência adequada.
Outro fator a ser considerado são as políticas de incentivo à internacionalização. O Programa do Governo Federal “Ciência sem Fronteira”, por exemplo, é extremamente importante porque abre novos horizontes para todos aqueles que cursam graduação e pós-graduação em medicina. 
Contudo, precisamos reavaliar a o custo-benefício disso. Acredito que, por uma questão de coerência, a internacionalização deveria vir depois da nacionalização. 
Para todos esses médicos que vão a outros países, o ideal seria primeiro conhecer as regiões mais afastadas e de difícil acesso aqui mesmo no Brasil, áreas que sofrem com a miséria e a falta de assistência médica.
Além de ter a oportunidade de prestar importante serviço a essas comunidades carentes, a atividade ajuda a desenvolver no estudante da graduação e pós-graduação stricto sensu um sentimento de cidadania de capital importância na prática da medicina. Participar de ações como essa arremete o indivíduo ao o humanismo, cuja vertente mais importante é a relação médico-paciente.
Nesse sentido, com objetivo de promover a nacionalização, a Escola Paulista de Medicina está implantando o projeto “Saúde em Fronteira”. Trata-se de uma ação envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica que visa permitir a ida de estudantes, pós-graduandos e residentes a partir do segundo para regiões ribeirinhas da Amazônia, a fim de prestar assistência médica e realizar estudos científicos. 
O objetivo final deste projeto, que almejamos transformar futuramente em política de governo, é a melhoria da saúde dos habitantes das comunidades locais.
Com essa vivência, médicos e alunos poderão adquirir uma formação humanística, social e de cidadania, tão importante para sua carreira e vida pessoal.  Essa sim é a verdadeira educação médica que desejamos implantar no Brasil.
Enviado por : Antonio Carlos Lopes, diretor da Escola Paulista de Medicina e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a