Pular para o conteúdo principal

Gripe ou pneumonia? Entenda melhor os sintomas


Saiba a importância de identificar os sinais primários da gripe e evitar que eles se tornem um problema maior
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Febre, coriza, tosse, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sintomas típicos de gripe. O que alguns não sabem é que a gripe e a pneumonia têm alguns aspectos parecidos e ambos acometem as vias respiratórias. No entanto, muitas vezes é difícil identificar a diferença entre eles. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, mais de 680 mil pessoas foram internadas com pneumonia no SUS¹.

Apesar dos sintomas serem parecidos, a gripe e a pneumonia têm características distintas. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões. 


Na maioria das vezes é causada por bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, como aqueles que provocam a gripe. 


“O vírus da gripe normalmente se manifesta em áreas localizadas na face e, algumas vezes, pode descer para o interior dos pulmões, especialmente em algumas situações onde há o comprometimento da imunidade do paciente. Por isso, é fundamental a prevenção da gripe para reduzir o número de mortes por pneumonia”, comenta o especialista.


Vários tipos de vírus podem causar gripes e resfriados, e não é simples identificar qual deles se instala no organismo. De acordo com o médico, o vírus Influenza costuma ser o mais agressivo e o que causa os casos mais graves, que podem levar ao óbito. A pandemia pelo vírus Influenza A-H1N1 exemplifica bem este fato e, nesses casos, a intensidade dos sintomas costuma ser maior.


Para aliviar os multissintomas da gripe e resfriados, além do mal estar causados por elas, existe no mercado opções de medicamentos, conhecidos como antigripais, um deles é o Multigrip®, medicamento com múltipla ação nos sintomas típicos das gripes e resfriados – fabricado pela Multilab, uma empresa do grupo Takeda. 


“Além disso, é preciso se preocupar com a higiene nesta fase dos primeiros indícios da doença, ou seja, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, evitar lugares sem ventilação e cobrir a tosse é essencial”, diz o médico.


O especialista ainda comenta que, no inverno, as queixas de gripe e pneumonia aumentam. “No frio, é comum a aglomeração de pessoas em ambientes menos ventilados, o que favorece muito a proliferação e penetração dos vírus na mucosa respiratória. 


As pessoas que têm hipersensibilidade a algumas substâncias também sofrem mais neste período porque estão mais sujeitas às reações alérgicas como, por exemplo, os intermináveis espirros e coceira na região nasal em quem tem rinite alérgica. Por conta disso, é preciso ficar atento aos sintomas e um importante sinal de alerta é a presença de febre, e sempre procurar um especialista para saber como proceder”, conclui o Dr. Mauro. Ministério da Saúde - SIH/SUS - fev/2013



Fonte: Mariana Cooke 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a