terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Gripe ou pneumonia? Entenda melhor os sintomas


Saiba a importância de identificar os sinais primários da gripe e evitar que eles se tornem um problema maior
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Febre, coriza, tosse, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sintomas típicos de gripe. O que alguns não sabem é que a gripe e a pneumonia têm alguns aspectos parecidos e ambos acometem as vias respiratórias. No entanto, muitas vezes é difícil identificar a diferença entre eles. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, mais de 680 mil pessoas foram internadas com pneumonia no SUS¹.

Apesar dos sintomas serem parecidos, a gripe e a pneumonia têm características distintas. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões. 


Na maioria das vezes é causada por bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, como aqueles que provocam a gripe. 


“O vírus da gripe normalmente se manifesta em áreas localizadas na face e, algumas vezes, pode descer para o interior dos pulmões, especialmente em algumas situações onde há o comprometimento da imunidade do paciente. Por isso, é fundamental a prevenção da gripe para reduzir o número de mortes por pneumonia”, comenta o especialista.


Vários tipos de vírus podem causar gripes e resfriados, e não é simples identificar qual deles se instala no organismo. De acordo com o médico, o vírus Influenza costuma ser o mais agressivo e o que causa os casos mais graves, que podem levar ao óbito. A pandemia pelo vírus Influenza A-H1N1 exemplifica bem este fato e, nesses casos, a intensidade dos sintomas costuma ser maior.


Para aliviar os multissintomas da gripe e resfriados, além do mal estar causados por elas, existe no mercado opções de medicamentos, conhecidos como antigripais, um deles é o Multigrip®, medicamento com múltipla ação nos sintomas típicos das gripes e resfriados – fabricado pela Multilab, uma empresa do grupo Takeda. 


“Além disso, é preciso se preocupar com a higiene nesta fase dos primeiros indícios da doença, ou seja, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, evitar lugares sem ventilação e cobrir a tosse é essencial”, diz o médico.


O especialista ainda comenta que, no inverno, as queixas de gripe e pneumonia aumentam. “No frio, é comum a aglomeração de pessoas em ambientes menos ventilados, o que favorece muito a proliferação e penetração dos vírus na mucosa respiratória. 


As pessoas que têm hipersensibilidade a algumas substâncias também sofrem mais neste período porque estão mais sujeitas às reações alérgicas como, por exemplo, os intermináveis espirros e coceira na região nasal em quem tem rinite alérgica. Por conta disso, é preciso ficar atento aos sintomas e um importante sinal de alerta é a presença de febre, e sempre procurar um especialista para saber como proceder”, conclui o Dr. Mauro. Ministério da Saúde - SIH/SUS - fev/2013



Fonte: Mariana Cooke 

Nenhum comentário:

Postar um comentário