Pular para o conteúdo principal

Gripe ou pneumonia? Entenda melhor os sintomas


Saiba a importância de identificar os sinais primários da gripe e evitar que eles se tornem um problema maior
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Febre, coriza, tosse, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sintomas típicos de gripe. O que alguns não sabem é que a gripe e a pneumonia têm alguns aspectos parecidos e ambos acometem as vias respiratórias. No entanto, muitas vezes é difícil identificar a diferença entre eles. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, mais de 680 mil pessoas foram internadas com pneumonia no SUS¹.

Apesar dos sintomas serem parecidos, a gripe e a pneumonia têm características distintas. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões. 


Na maioria das vezes é causada por bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, como aqueles que provocam a gripe. 


“O vírus da gripe normalmente se manifesta em áreas localizadas na face e, algumas vezes, pode descer para o interior dos pulmões, especialmente em algumas situações onde há o comprometimento da imunidade do paciente. Por isso, é fundamental a prevenção da gripe para reduzir o número de mortes por pneumonia”, comenta o especialista.


Vários tipos de vírus podem causar gripes e resfriados, e não é simples identificar qual deles se instala no organismo. De acordo com o médico, o vírus Influenza costuma ser o mais agressivo e o que causa os casos mais graves, que podem levar ao óbito. A pandemia pelo vírus Influenza A-H1N1 exemplifica bem este fato e, nesses casos, a intensidade dos sintomas costuma ser maior.


Para aliviar os multissintomas da gripe e resfriados, além do mal estar causados por elas, existe no mercado opções de medicamentos, conhecidos como antigripais, um deles é o Multigrip®, medicamento com múltipla ação nos sintomas típicos das gripes e resfriados – fabricado pela Multilab, uma empresa do grupo Takeda. 


“Além disso, é preciso se preocupar com a higiene nesta fase dos primeiros indícios da doença, ou seja, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, evitar lugares sem ventilação e cobrir a tosse é essencial”, diz o médico.


O especialista ainda comenta que, no inverno, as queixas de gripe e pneumonia aumentam. “No frio, é comum a aglomeração de pessoas em ambientes menos ventilados, o que favorece muito a proliferação e penetração dos vírus na mucosa respiratória. 


As pessoas que têm hipersensibilidade a algumas substâncias também sofrem mais neste período porque estão mais sujeitas às reações alérgicas como, por exemplo, os intermináveis espirros e coceira na região nasal em quem tem rinite alérgica. Por conta disso, é preciso ficar atento aos sintomas e um importante sinal de alerta é a presença de febre, e sempre procurar um especialista para saber como proceder”, conclui o Dr. Mauro. Ministério da Saúde - SIH/SUS - fev/2013



Fonte: Mariana Cooke 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Dengue exige cuidados redobrado em dezembro

Mesmo com todas as medidas e campanhas realizadas ano após ano para combater a dengue, a doença transmitida pelo Aedes aegypti ainda representa perigo, principalmente na época do verão.  O acúmulo de água parada e lixo, especialmente provenientes das chuvas que marcam a estação, é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito. O Ministério da Saúde ressalta que, no período de dezembro a maio, os cuidados devem ser redobrados.  O próprio Ministério divulgou que, em 2013, o número de casos de dengue quase triplicou no país, com mais de 1 milhão de registros.  A região Sudeste concentra o maior número de casos (63,6%). Em seguida estão as regiões Centro-Oeste (18,4%), Nordeste (9,9%), Sul (4,8%) e Norte (3,3%). Dessa forma, além dos trabalhos de prevenção realizados por agentes especializados, o atual cenário exige soluções de combate direto ao mosquito transmissor. Equipamento potente combate a proliferação do mosquito Segundo Paulo Figueiredo, especialista e...

O Alzheimer e as mulheres

  Neurologista orienta abordagem à paciente com queixas de memória e revela os tratamentos e medidas preventivas mais eficazes para prevenir o problema     A prevalência de demência aumenta exponencialmente com a idade. Porém, alguns estudos observam que, após os 90 anos, tende a diminuir.  Saiba o que pensa Sonia Maria Dozzi  Brucki, coordenadora do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, sobre os principais aspectos da doença, benefícios do controle de fatores de risco e outras medidas preventivas.   Há fundamento no conceito bastante difundido entre a população, de que quanto mais ativo o cérebro, menores serão as características de envelhecimento? - Sim, a atividade cognitiva é sempre benéfica e jamais sobrecarregará o cérebro. Ela mantém a neurogênese no hipocampo e é responsável pela manutenção e aumento de sinapses nas regiões corticais.   Há med...