sábado, 15 de fevereiro de 2014

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer


O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida.
No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil. 
Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres. 
A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil).
O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Por isso, a dica é procurar um médico para manter em dia os exames de rotina, que são distintos para cada idade e sexo. 
As chances de cura aumentam quando a doença é descoberta precocemente. Outra vantagem é que, muitas vezes, o tratamento em estágios iniciais do câncer é menos agressivo do que em estágios mais avançados.
O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas, entre elas a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. 
As medicações aplicadas também podem interferir num resultado mais rápido e eficaz, por isso a medicação utilizada deve ter sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente por meio de estudos clínicos por ocasião do registro do medicamento no Ministério da Saúde, ANVISA e órgãos internacionais.

- Prevenção :

“A prevenção primária do câncer é muito importante, pois muitos não sabem que os seus hábitos de vida podem interferir diretamente na saúde e evitar doenças graves”, explica o Dr. Fernando Moura, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital viValle.
 
Evitar os fatores de risco como o tabagismo também é muito importante, mas existem outros hábitos que proporcionam um avida mais saudável e minimizam os riscos do desenvolvimento da doença:
·  Mantenha uma alimentação equilibrada com grãos, pouca gordura, porções de frutas e verduras;
· Evite o hábito de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas;
· Homens devem fazer o exame preventivo de próstata a partir dos 50 anos. Caso existam casos na família, devem começar a investigação aos 45;
· Mulheres devem realizar a mamografia a partir dos 40 anos. Caso existam casos na família, devem ser feita a investigação a partir dos 35;
. Mulheres devem realizar periodicamente exames preventivos ginecológicos;
· Evite a exposição prolongada e sem proteção ao sol;
· Mantenha uma boa higiene bucal e consulte o dentista regularmente.

Enviado por : Marina Veloso | Danielle Franco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário