Pular para o conteúdo principal

Aspiração de corpos estranhos





Objetos pequenos podem não apontar sintomas imediatos quando aspirados, dificultando o diagnóstico clínico


Caracteriza-se “corpo estranho” qualquer objeto ou substância que, impensadamente, penetra o corpo humano ou suas cavidades. Pode ser ingerido, colocado nos condutos auditivos ou aspirado para os pulmões.  

A aspiração de corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal, que pode ocorrer em qualquer fase da vida, alerta o dr. Ascedio Rodrigues, pneumologista e membro da SPPT.

“Cerca de 80% dos casos ocorrem em crianças, com um pico de incidência entre 1 e 3 anos de idade, e principalmente entre meninos.”

Amendoim, milho, feijão e sementes em geral são os principais elementos aspirados por crianças, correspondendo a 40% das ocorrências. Mas pedaços de brinquedos, brincos, tampas de canetas, entre outros, também são relatados.

Adultos raramente aspiram corpos estranhos, ocorrendo geralmente quando são submetidos a procedimentos em orofaringe, estão inconscientes por diferentes motivos (medicação, intoxicação ou politraumatismos) ou apresentam problemas neurológicos e psiquiátricos.

Segundo o especialista, nos adultos, a natureza do corpo estranho é altamente variável e muito relacionada aos hábitos e atividades profissionais: próteses dentárias, pregos, clips, estilhaços de acidentes e fragmentos de ossos e dentes são os elementos mais encontrados.

Asfixia, engasgo seguido de tosse, cianose perilabial (coloração azul-arroxeada dos lábios), principalmente em pacientes saudáveis, é bastante sugestivo de aspiração de corpo estranho. Nessas circunstâncias, o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao hospital.

“Quando o diagnostico é tardio, o período entre o episodio de aspiração e o aparecimento ou piora dos sintomas como falta de ar, chiado, pneumonias de repetição e secreção purulenta, pode durar dias, meses ou anos, dependendo do grau de obstrução da via aérea e da natureza do material aspirado”, revela. 


Enviado por : Chico Damaso 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutas

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Gripe ou resfriado? Entenda a diferença

É comum a confusão entre gripe e resfriado. Muitos atribuem erroneamente o mesmo conceito a ambas, o que não é correto. Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios – entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza. O principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes em ambas as patologias. A diferença é que a gripe é mais intensa, e pode vir acompanhada de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações. “Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado”, explica o dr. Rodrigo Abensur Athanazio, diretor de divulgação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Prevenção e tratamento : A gravidade da gripe é proporcional à vul...