Pular para o conteúdo principal

Infecção alimentar: métodos de prevenção e tratamento



Boa higienização é a melhor arma contra vírus, fungos e bactérias


A infecção alimentar é gerada pelo consumo de água ou alimentos contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, E.coli, Staphilococus, Clostridium), vírus (Rotavírus), toxinas, e fungos. Alimentos de origem animal e principalmente vegetal, tanto em natura, quanto industrializados são suscetíveis a contaminação, que pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos.

Segundo o infectologista dr. Marcos Antonio Cyrillo, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a infecção pode atingir todo o organismo, provocando uma infecção generalizada, ou apontar sintomas que variam de acordo com o local atingido.

“Se a intoxicação atingir o intestino, o paciente poderá apresentar uma forte diarreia”, explica

Qualquer pessoa pode adquirir uma infecção alimentar se algum alimento em más condições for ingerido, porém, pessoas como gestantes, idosos, crianças e pacientes portadores de doenças que comprometem a imunidade como diabetes, HIV, câncer e leucemia, devem ter um cuidado maior.

Tratamento

Apesar de em alguns casos o próprio organismo se encarregar de combater a infecção, o acompanhamento médico é de extrema importância, pois uma simples infecção pode evoluir e colocar em risco a vida do infectado.

 “É o caso da infecção de garganta, por exemplo, ou uma silenciosa infecção urinária, que não aponta sintomas”, explica o especialista.

Caso a bactéria, o vírus ou o fungo persista no organismo o tratamento deverá ser realizado sob prescrição médica, nos casos mais severos, normalmente são utilizados os antibióticos.

Prevenção

Para prevenir a infecção alimentar, deve-se manter a higiene das mãos, que devem ser bem lavadas com água e sabão sempre antes das refeições e após ir ao banheiro. Os alimentos também devem ser muito bem lavados, bem como as embalagens dos mesmos antes de guardados na geladeira ou em armários.

Um alerta importante fica para a água que bebemos: a água fornecida pelo serviço público é de boa qualidade, porém quando estivermos em locais desconhecidos, recomenda-se que está água receba algum tipo de tratamento, seja filtrada, por exemplo.



Enviado por : Chico Damaso


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

Mofo e umidade: inimigos do sistema respiratório

  Controle da umidade é a chave para a prevenção do fungo O mofo, também chamado de bolor,  é uma espécie de fungo filamentoso que pode ser encontrado em qualquer lugar onde a umidade e o oxigênio estejam presentes. Seu crescimento e reprodução são feitos a partir da água, assim, lugares com umidade excessiva proporcionam condições ambientais próprias para a sua proliferação. Estes microorganismos podem produzir produtos tóxicos (micotoxinas) que têm um efeito prejudicial à saúde do homem e são comumente encontrados em matéria orgânica, como pães e frutas. Conviver com eles também pode trazer prejuízos para a saúde, como doenças respiratórias. Asma brônquica e rinite alérgica são alguns problemas respiratórios agravados pelo mofo.  O mofo pode, ainda, ser responsável pelo desenvolvimento de doenças de hipersensibilidade, como pneumonite ou a sinusite fúngica. Segundo a dra. Andrea Gimenez, pneumologista e pós-graduanda da UNIFESP, sintomas não alérgic