Pular para o conteúdo principal

Riscos e cuidados dos atletas de fim de semana


Alongamento e tênis adequados são soluções simples que devem ser adotadas



Atividades físicas sem preparo é um perigo para saúde físicas dos brasileiros. Com a chegada do verão, principalmente, começa a busca frenética pela boa forma nas academias.

Existem dois tipos de academias: aquelas que oferecem orientação aos clientes e as outras que deixam as pessoas realizarem atividades sem controle, pegando pesos em excesso. A febre pela corrida de rua e o impacto do asfalto também tem aumentado a procura a consultórios médicos depois de já configurada as lesões.


“Sem orientação postural, o indivíduo acaba prejudicando as articulações durante os exercícios causando uma série problemas, como lesões nos quadris, coluna, ombros, joelhos e outros”, explica dr. Sidney Schapiro, ortopedista e traumatologista esportivo.

Apesar de alguns riscos existentes, a prática de atividades, mesmo aos sábados e aos domingos, por causa da vida agitada que vivemos, vale a pena e traz qualidade de vida. “Nada de ficar parado. A meta é se mexer. Alguns hábitos no dia a dia podem ajudar no condicionamento, como trocar as escadas rolantes e os elevadores pelas escadas convencionais. Tudo, claro, de acordo com idade e funcionamento do corpo. Sem exageros”, completa ele.

Dr. Sidney afirma que os joelhos são um dos mais atingidos por esses amadores, principalmente, nas corridas de longa distancia sem preparo e algumas pessoas com sobrecarga de peso - o que impacta ainda mais nas articulações. 


Entre os principais problemas básicos do atleta de fim de semana, segundo dr. Schapiro é a falta de cuidados, por exemplo, de utilizar tênis adequado e aquecer antes e depois os músculos com alongamento.

Alerta para problemas sérios como diabetes, hipertensão, que devem ser levados em contas, antes dos problemas de lesões. Em casos de acidentes, o ideal é o procurar ajuda médica imediata, não tentar fazer massagem ou usar algum remédio antes dessa avaliação por um profissional. “Só um ortopedista pode checar se foi uma contusão ocasionada por uma queda no chão, luxação, uma inflamação nos tendões e distensões musculares, pela ruptura de uma fibra musculação ou fratura”, finaliza.

Sobre dr. Sidney

Pioneiro no Brasil na utilização do PRP (fator de crescimento) para o tratamento de lesões esportivas e artrose.

Dr. Sidney Schapiro se destaca em sua área clinica tanto de traumatologia esportiva quanto em artroscopia, cirurgia do joelho e ombro, além de ser referência no segmento de ortopedia infantil.
Atualmente, Schapiro trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Maternidade São Luiz e atende em sua clínica nos Jardins e Perdizes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Dengue exige cuidados redobrado em dezembro

Mesmo com todas as medidas e campanhas realizadas ano após ano para combater a dengue, a doença transmitida pelo Aedes aegypti ainda representa perigo, principalmente na época do verão.  O acúmulo de água parada e lixo, especialmente provenientes das chuvas que marcam a estação, é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito. O Ministério da Saúde ressalta que, no período de dezembro a maio, os cuidados devem ser redobrados.  O próprio Ministério divulgou que, em 2013, o número de casos de dengue quase triplicou no país, com mais de 1 milhão de registros.  A região Sudeste concentra o maior número de casos (63,6%). Em seguida estão as regiões Centro-Oeste (18,4%), Nordeste (9,9%), Sul (4,8%) e Norte (3,3%). Dessa forma, além dos trabalhos de prevenção realizados por agentes especializados, o atual cenário exige soluções de combate direto ao mosquito transmissor. Equipamento potente combate a proliferação do mosquito Segundo Paulo Figueiredo, especialista e...

O Alzheimer e as mulheres

  Neurologista orienta abordagem à paciente com queixas de memória e revela os tratamentos e medidas preventivas mais eficazes para prevenir o problema     A prevalência de demência aumenta exponencialmente com a idade. Porém, alguns estudos observam que, após os 90 anos, tende a diminuir.  Saiba o que pensa Sonia Maria Dozzi  Brucki, coordenadora do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, sobre os principais aspectos da doença, benefícios do controle de fatores de risco e outras medidas preventivas.   Há fundamento no conceito bastante difundido entre a população, de que quanto mais ativo o cérebro, menores serão as características de envelhecimento? - Sim, a atividade cognitiva é sempre benéfica e jamais sobrecarregará o cérebro. Ela mantém a neurogênese no hipocampo e é responsável pela manutenção e aumento de sinapses nas regiões corticais.   Há med...