Pular para o conteúdo principal

Câncer pulmonar é o mais prevalente entre os tumores

O câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que se desenvolvem a partir do crescimento desordenado de células, que invadem os tecidos e os órgãos. No caso do câncer de pulmão, esse crescimento das células acontece nos tecidos pulmonares.

Segundo a dra.Teresa Yae Takagaki, pneumologista no Instituto do Coração, INCORHC FMUSP, os tipos histológicos mais frequentes de câncer pulmonar são o carcinomaepidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de pequenas células.

Para a especialista, é de extrema importância que os órgãos públicos continuem investindo em campanhas e leis antifumo, como a proibição de fumar em estabelecimentos fechados por exemplo.

“Já é notório o início da queda dos casos de câncer relacionados ao tabagismo”, afirma.


Fatores de risco

As causas de câncer são variadas, mas o tabagismo está altamente relacionado à doença, devido à exposição a longo prazodo indivíduo à fumaça do tabaco.

Neste caso, o fumo não corresponde apenas ao cigarro, mas também ao cachimbo, ao charuto e ao narguile. Todas estas formas podem acarretar sérios problemas à saúde.

“O narguile, que muitos acreditam não ser prejudicial à saúde dos pulmões, é fumo como qualquer outro, e ainda por cima há uma inspiração mais profunda e direta por não haver filtros”, esclarece a pneumologista.

Para dra. Teresa, não há tipos de fumo mais ou menos cancerígenos, embora os filtros contidos nos cigarros possam causar algum impacto. Filtros podem estar relacionados a uma inspiração mais profunda do fumo e a lesão tumoral pode ter migrado para localização mais periférica no pulmão.

Outros fatores, como frequentar lugares onde há radiação, hereditariedade, poluição e até mesmo conviver com fumantes também podem ser responsáveis pelo surgimento do câncer.



Diagnóstico:

O câncer pode ser visto nos procedimentos clínicos como radiografia do tórax e na tomografia computadorizada. O diagnóstico é confirmado por uma biópsia, geralmente realizada através de uma broncoscopia.

Novos estudos estão sendo feitos a partir da análise de biologia molecular do escarro de pacientes para a detecção precoce do câncer de uma forma menos invasiva, porém, é algo muito recente, provavelmente levará alguns anos para ser uma das formas padrões de diagnóstico.

Até o momento, a melhor forma de se cuidar é ficar longe do tabagismo e procurar um médico regularmente para exames preventivos. O diagnóstico precoce é de extrema importância para que o tumor possa ser tratado em sua fase inicial, antes que se espalhe para outras partes do corpo, processo chamado de metástase.


Tratamento: 

Há três métodos mais comuns de tratamento para o câncer: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. A cirurgia é recomendada aos pacientes que possuem um caso precoce, no qual a doença está localizada somente em uma parte específica do corpo.

A quimioterapia é realizada por substâncias chamadas drogas antineoplásicas, que impedem o crescimento exagerado das células. São vários os tipos de aplicações, podendo diminuir o estado tumoral e a disseminação do câncer.

Já a radioterapia, pode ser realizada paralelamente à quimioterapia, ministrada em pacientes que não possuem condições clínicas para fazer a cirurgia. O objetivo é obter um controle parcial da doença.



Enviado por : Letícia Leite ou Patrícia Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Frutas

Gripe ou resfriado? Entenda a diferença

É comum a confusão entre gripe e resfriado. Muitos atribuem erroneamente o mesmo conceito a ambas, o que não é correto. Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios – entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza. O principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes em ambas as patologias. A diferença é que a gripe é mais intensa, e pode vir acompanhada de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações. “Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado”, explica o dr. Rodrigo Abensur Athanazio, diretor de divulgação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Prevenção e tratamento : A gravidade da gripe é proporcional à vul...