Pular para o conteúdo principal

Estresse pode afetar a memória



A memória é um dos componentes mais importantes dentre todas as funções cognitivas. Serve para arquivar experiências e se adaptar às mudanças que nos cercam.
 
No entanto, há fatores que podem interferer negativamente na performance da memória, dentre eles, o excesso de estresse. Ele não só dificulta a concentração e a atenção, como gera um alto grau de ansiedade. 

Todos estes elementos, juntos, podem interferer nas funções cognitivas, em particular, com a memória. 

Por exemplo, quando estamos no trânsito, atrasados ou cheios de tarefas, temos mais dificuldade para lembrar nomes de pessoas, objetos e/ou lugares. 
 
Um dos efeitos nocivos do estresse,recém divulgado em humanos,diz respeito à diminuição do tamanho do cérebro naqueles indivíduos que acumulam experiências estressantes ao longo da vida. 

Em particular, estas alterações ocorrem na substância cinzenta do cortex pré-frontal, uma área importante para a manipulação das emoções.
 
Com o envelhecimento, existe morte de células nervosas, de modo que, naturalmente, podemos ter lapsos de memória, que são benignos, não interferindo nas atividades diárias.

Quando comparamos mulher e homem, não parece haver diferenças quanto à memória. 

Outras habilidades cognitivas, porém, podem ser um pouco diferentes, como a maior facilidade para aprender línguas estrangeiras, no caso da mulher, e uma melhor percepção viso-espacial, no caso do homem.
 
A boa notícia é que é possível reverter os prejuízos que o estresse pode causar na memória, apostando em estratégias não-farmacológicas e farmacológicas, que pode minimizar os efeitos do estresse sobre a cognição. 

Por mais óbvio que possa parecer, adotar uma vida saudável ainda é a melhor maneira de proteger a memória do estresse, além de outros benefícios que os bons hábitos proporcionam. Sendo assim, exercícios físicos, atividade social e intellectual são fatores importantes de neuroproteção.

   
Dr. André Felício, CRM 109.665, neurologista, doutorado pela UNIFESP/SP, pós-doutorado pela University of British Columbia/Canadá, e médico pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein/SP



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutas

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza...

Gripe ou resfriado? Entenda a diferença

É comum a confusão entre gripe e resfriado. Muitos atribuem erroneamente o mesmo conceito a ambas, o que não é correto. Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios – entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza. O principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes em ambas as patologias. A diferença é que a gripe é mais intensa, e pode vir acompanhada de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações. “Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado”, explica o dr. Rodrigo Abensur Athanazio, diretor de divulgação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Prevenção e tratamento : A gravidade da gripe é proporcional à vul...