Pular para o conteúdo principal

Asma: o impacto da poluição do ar e dos ambientes de trabalho


A asma acomete cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, entre adultos e crianças. No Brasil, a estimativa é de que existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Tosse, falta de ar e chiado no peito são alguns dos indícios da doença, que é uma inflamação crônica e pode se agravar por fatores como alteração climática, infecções respiratórias e até mesmo causas emocionais. 

A poluição atmosférica, definida como a presença de partículas tóxicas no ar, que interferem na saúde e no bem-estar dos seres vivos, está entre esses fatores. Ainda são poucos os estudos realizados sobre os efeitos da poluição como causa de internação por asma, porém os níveis dos poluentes do ar têm sido associados à piora dos sintomas da doença.

“A poluição aumenta as exacerbações de asma e também as infecções respiratórias que, por sua vez, pioram a asma. Além disso, alguns estudos têm sugerido que a poluição pode também aumentar a chance de uma pessoa desenvolver asma”, comenta o dr. Marcos Borges, presidente da Subcomissão de Asma da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

No inverno, quando há a inversão térmica, que retém grandes quantidades de poluentes em uma estreita camada da atmosfera, o problema tende a piorar e o número de pacientes com doenças pulmonares aumenta.

Já no ambiente de trabalho, há duas categorias da doença: asma ocupacional e asma agravada pelo trabalho. A primeira é causada pelas condições próprias do ambiente de trabalho, enquanto na segunda, o paciente que já tem asma é agravado por fatores presentes naquele ambiente.

Há vários agentes que podem estar envolvidos no desenvolvimento e/ou piora da asma, como poeira, pelo de animais ou substâncias químicas, como cloro e amônia. Para o dr. Borges, é importante uma investigação médica para determinar o que exatamente no trabalho está agravando e/ou desencadeando a asma.

“Existem testes específicos para essas situações. Descobrindo um agente específico, o ideal é eliminar o contato. Alternativamente, existem também os equipamentos de proteção individual e algumas medidas que as empresas podem adotar para minimizar a exposição.”


Enviado por :Patrícia Boroski

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

Mofo e umidade: inimigos do sistema respiratório

  Controle da umidade é a chave para a prevenção do fungo O mofo, também chamado de bolor,  é uma espécie de fungo filamentoso que pode ser encontrado em qualquer lugar onde a umidade e o oxigênio estejam presentes. Seu crescimento e reprodução são feitos a partir da água, assim, lugares com umidade excessiva proporcionam condições ambientais próprias para a sua proliferação. Estes microorganismos podem produzir produtos tóxicos (micotoxinas) que têm um efeito prejudicial à saúde do homem e são comumente encontrados em matéria orgânica, como pães e frutas. Conviver com eles também pode trazer prejuízos para a saúde, como doenças respiratórias. Asma brônquica e rinite alérgica são alguns problemas respiratórios agravados pelo mofo.  O mofo pode, ainda, ser responsável pelo desenvolvimento de doenças de hipersensibilidade, como pneumonite ou a sinusite fúngica. Segundo a dra. Andrea Gimenez, pneumologista e pós-graduanda da UNIFESP, sintomas não alérgic